Visitantes

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Tabela-resumo das principais massas de ar do Brasil

autor desconhecido

Tabela-resumo sobre as Eras geológicas

autor desconhecido

Tabela-resumo - Biomas do Brasil

autor desconhecido

Pacote de mapas mudos

Brasil: localização, clima, relevo, regiões; mares e oceanos; divisão do mundo entre Norte e Sul; coordenadas geográficas, paisagens. 

Atividade sobre os continentes - 6o ano

Coloque o nome do continente na respectiva descrição

  1. O maior dos continentes:_______________________________
  2. Continente onde se situa o Rio Mississipi:_______________________________
  3. O de maior distância latitudinal:_______________________________
  4. Onde se situa a  França:_______________________________
  5. Canguru e coalas são endêmicos deste continente:_______________________________
  6. Onde ocorreu a Revolução Industrial:_______________________________
  7. Maias, Astecas e Incas foram deste continente:_______________________________
  8. A Copa do Mundo de futebol em 2010 foi neste continente. :_______________________________
  9. Possui o Rio Amazonas:_______________________________
  10. O menor dos continentes:_______________________________
  11. Ocorreu ali a civilização Hindu:_______________________________
  12. Cuba se situa neste continente:_______________________________
  13. Gorilas, girafas e hienas fazem parte de sua fauna:_______________________________
  14. O Euro é a moeda mais importante do continente:_______________________________
  15. Continente onde se situa a maior parte da Rússia:_______________________________
  16. Possui o país mais rico:_______________________________
  17. Situa-se ao norte do Mar Mediterrâneo:_______________________________
  18. Cairo e Lagos são exemplos de grandes cidades:_______________________________
  19. Continente onde se situa o Monte Everest:_______________________________
  20. Seu maior país é a Austrália:_______________________________
  21. Paris, Moscou e Londres são exemplos de grandes cidades:_______________________________
  22. Rio de Janeiro, Nova Iorque e Buenos Aires são exemplos de grandes cidades:_______________________________
  23. Onde se situa os rios Reno e Pó:_______________________________



Mafalda violência urbana.


Mafalda: burocracia.


Mafalda - ajudando os pobres...


domingo, 14 de fevereiro de 2016

Baixe o livro "O Mapa mental no ensino de geografia" de Denis Richter

Baixe o livro "Da produção ao consumo" de Silvia Aparecida G. Ortigoza Ana Tereza C. Cortez (orgs.)

Dicas de regras que devem ser claras no primeiro dia de aula.

DIREITOS DO ALUNO:
Pedir orientação a professores, diretores e funcionários;
Receber orientação;
Utilizar corretamente as dependências da Escola;
Saber o seu rendimento escolar por boletim ou edital;
Manter amizade com professores, colegas e funcionários;
Se tratado com dignidade e respeito (justiça e igualdade – sem discriminação);
Participar das aulas;
Dialogar e solicitar explicação do professor nas horas de dificuldade;
Usar corretamente as dependências da Escola (Biblioteca, refeitório, secretaria);
Ser Avaliado com justiça;
Ser avaliado continuamente (com avaliações diversificadas)
Participar das atividades promovidas pela escola (jogos, gincanas, festividades...);
Contestar e recorrer ao órgão competente quando se julgar injustiçado;

DEVERES DO ALUNO
Cumprir as determinações dos professores e funcionários;
Ser pontual;
Participar de todas as atividades programadas: (gincanas, jogos, teatros, festivais, exposições....);
Cooperar com a limpeza e higiene do estabelecimento escolar;
Assistir as aulas vestido adequadamente (de forma apresentável, com higiene pessoal);
Ter bom relacionamento com colegas, professores e funcionários;
Cuidar do material escolar: (livros didáticos, livros da biblioteca, cartazes expostos...)
Entrar na sala de aula antes do professor;
Entregar documentos exigidos pela escola, dentro do prazo estipulado (carteira de identidade, transferência...)
Fazer avaliação que perdeu (por justa causa);
Entregar trabalhos no dia marcado pelo professor;
Reparar danos materiais;
Pedir licença antes de falar;
Saber pedir desculpas;
Aguardar sua vez de falar;
Falar com tom de voz adequado;
Saber perder;
Ser responsável;
Ser educado e bom para todos;
Demonstrar interesse por aprender;
Fazer os trabalhos com capricho (letra, asseio, nome, série, curso, turma ...);
Aproveitar as oportunidades de melhorar seu conhecimento;
Se possível avisar previamente quando vai faltar, justificando-se

PROIBIÇÕES
Sair da Escola durante o horário de aula. (Apenas com autorização dos pais ou responsáveis, mediante aprovação da direção e/ou supervisão);
Sair da sala durante a troca de professor;
Apresentar-se sem o uniforme escolar sem uma justificativa convincente;
Ficar em local não permitido ao aluno;
Ficar nas portas de outras salas durante o horário de aula;
Cometer injúrias e calúnias contra colegas, professores e funcionários;
Praticar atos de violência;
Dizer palavras de baixo calão;
Fazer ameaças;
Formar grupos e promover algazarras nos corredores, pátios e mediações da Escola;
Trazer para a escola materiais estranhos: estilete, gilette, canivete, objetos pontiagudos, explosivos...;
Fazer trote usando farinha, ovos, tinta, produtos químicos;
Rasurar ou danificar carteiras, paredes, livros, revistas,

Fonte: http://piquiri.blogspot.com.br/2007/02/primeiro-dia-de-aula.html

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Dicas para evitar a Indisciplina em sala de aula

1 – Falar somente quando todos estiverem em silêncio. 
2 – Utilize uma linguagem aberta e objetiva, assim o aluno percebe claramente o que você está dizendo.
3 – Em nenhum momento grite. Esta atitude demonstra total falta de respeito e desmoraliza o professor.
4 – Mantenha segurança nas falas e serenidade nas atitudes. Agindo assim os alunos passam a confiar no seu trabalho.
5 – Tenha cuidado nas expressões corporais, gestos e expressões do rosto. Isso gera influências positivas ou negativas.
6 – Não aceite que o aluno trate você como uma pessoa qualquer. Evite abraços, tapinhas nas costas, gracinhas, piadinhas e etc.
7 – Nunca utilize a ironia ou o sarcasmo.
8 – Seja acolhedor. Mantenha o equilíbrio, alegria não deve ser confundida com bagunça.
9 – Realize a correção das atividades, isto demonstra o interesse do aluno em realizar as tarefas.
10 – Elogie sempre que possível.
11 – Cobre a perfeição dos alunos, somente assim eles alcançarão metas estabelecidas.
12 – Evite ameaças, pois o não cumprimento desprestigia o professor.
13 – Nunca transpareça problemas pessoais na sala de aula. O aluno não deve participar e nem tomar conhecimento dos problemas pessoais do professor.
14 – Dê o menor número possível de ordens. Mande estritamente o necessário e com respeito.


Por Marcos Noé
Graduado em Matemática

Subida aos Andes - PPT - NGB


Postagens populares