domingo, 6 de março de 2016

Caça-palavras:chuva ácida

Chuva ácida
Um dos grandes problemas ambientais do mundo contemporâneo é a chuva, neve ou neblina com alta concentração de ácidos em sua composição. Com denominação genérica de chuva ácida, sua origem são os óxidos de nitrogênio (NOx) e o dióxido de enxofre (SO2), liberados na atmosfera durante a queima de combustíveis fósseis (principalmente o carvão mineral). Esses compostos reagem com o vapor de água presente na atmosfera, formando o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4), que depois se precipitam e alteram as características do solo e da água, o que compromete lavouras, florestas e a vida aquática. Também danificam edifícios e monumentos históricos.
Até os anos 1990, os EUA eram os principais responsáveis pelo fenômeno, quando são superados pelos países da Ásia. Altamente dependentes de carvão, essas nações lançam na atmosfera cerca de 34 milhões de toneladas de SO2 ao ano. E os números devem triplicar até 2010, especialmente por causa da acelerada industrialização da China, da Índia, da Coréia do Sul e da Tailândia.

Chuva ácida
Um dos grandes problemas ________________ do mundo contemporâneo é a ________________, neve ou neblina com alta concentração de ________________ em sua composição. Com denominação genérica de chuva ácida, sua origem são os óxidos de nitrogênio (NOx) e o dióxido de ________________ (SO2), liberados na atmosfera durante a queima de combustíveis ________________ (principalmente o carvão ________________). Esses compostos reagem com o vapor de água presente na ________________, formando o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4), que depois se precipitam e alteram as características do ________________ e da água, o que compromete lavouras, ________________ e a vida aquática. Também danificam edifícios e monumentos ________________.
Até os anos 1990, os ________________ eram os principais responsáveis pelo fenômeno, quando são superados pelos países da ________________. Altamente dependentes de carvão, essas nações lançam na atmosfera cerca de 34 milhões de ________________ de SO2 ao ano. E os números devem triplicar até 2010, especialmente por causa da acelerada industrialização da ________________, da Índia, da Coréia do Sul e da Tailândia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.