domingo, 6 de março de 2016

Caça-palavras zonas litorâneas.



Zonas litorâneas
 A costa brasileira é uma das mais extensas do mundo: são mais de 7 mil quilômetros de extensão em linha contínua e, se forem considerados os recortes geográficos do litoral, esse número ultrapassa 9 mil. Toda essa extensão é pontilhada por vários tipos de paisagem – dunas, ilhas, praias, recifes, costões rochosos, baías, estuários, brejos e falésias – e é povoada por enorme variedade de animais e vegetais.

Divide-se o litoral brasileiro em quatro zonas distintas:
1. O litoral amazônico, que vai do rio Oiapoque ao delta do Parnaíba, é coberto por manguezais e matas de várzea.
2. O litoral nordestino, que vai até o Recôncavo Baiano, alterna dunas, falésias, restingas e manguezais. É o habitat de várias espécies de tartaruga e do peixe-boi-marinho, que está na lista de espécies com grave risco de extinção.
3. A zona litorânea do Sudeste, que vai até a divisa de São Paulo com o Paraná, apesar de ser a região mais densamente povoada, é também a que conserva grandes porções de mata Atlântica preservada. É nesse ecossistema que vivem espécies como a preguiça-de-coleira e o mico-sauá, ambos ameaçados de extinção.
4. Por fim, o litoral sul vai até o Rio Grande do Sul e se caracteriza por manguezais, costões e, a partir de Torres, por uma faixa contínua de praias. São espécies típicas dessa região a capivara, o guará, a lontra e a baleia franca.

Vegetação – O mangue e a restinga são vegetações próprias das zonas litorâneas. O mangue é uma formação vegetal composta de arbustos e espécies arbóreas que ocorre ao longo de todo o litoral. Nele predominam espécies vegetais de troncos finos e raízes aéreas e respiratórias (ou raízes-escora), adaptadas à salinidade e a solos pouco oxigenados e lamacentos. Entre seus principais representantes estão o mangue-seriba, o mangue vermelho e o mangue branco. Por ser rico em matéria orgânica, tem papel muito importante na reprodução e no abrigo de espécies da fauna marinha.
A restinga é uma vegetação própria de terrenos salinos, formados por areia e pedras e cobertos por ervas, arbustos e árvores. Predomina do litoral da Bahia ao Rio de Janeiro e no do Rio Grande do Sul. Os destaques são a aroeira-de-praia e o cajueiro. A faixa interiorana é composta de arbustos e árvores, como a caxeta e o jerivá.

Zonas litorâneas
 A costa brasileira é uma das mais _______________ do mundo: são mais de 7 mil quilômetros de extensão em linha contínua e, se forem considerados os recortes geográficos do litoral, esse número ultrapassa 9 mil. Toda essa extensão é pontilhada por vários tipos de _______________ – dunas, _______________, praias, recifes, costões rochosos, baías, estuários, brejos e falésias – e é povoada por enorme variedade de _______________ e vegetais.

Divide-se o litoral brasileiro em quatro zonas distintas:
1. O litoral amazônico, que vai do rio Oiapoque ao delta do Parnaíba, é coberto por manguezais e matas de várzea.
2. O litoral nordestino, que vai até o Recôncavo Baiano, alterna dunas, falésias, restingas e manguezais. É o habitat de várias espécies de tartaruga e do peixe-boi-marinho, que está na lista de espécies com grave risco de _______________.
3. A zona litorânea do Sudeste, que vai até a divisa de São Paulo com o Paraná, apesar de ser a região mais _______________ povoada, é também a que conserva grandes porções de mata _______________ preservada. É nesse ecossistema que vivem espécies como a preguiça-de-coleira e o mico-sauá, ambos _______________ de extinção.
4. Por fim, o litoral sul vai até o _______________ e se caracteriza por manguezais, costões e, a partir de Torres, por uma faixa contínua de praias. São espécies típicas dessa região a capivara, o guará, a lontra e a baleia _______________.

Vegetação – O _______________ e a restinga são vegetações próprias das zonas litorâneas. O mangue é uma formação vegetal composta de arbustos e espécies arbóreas que ocorre ao longo de todo o litoral. Nele predominam espécies vegetais de troncos finos e raízes aéreas e respiratórias (ou raízes-escora), adaptadas à _______________ e a solos pouco oxigenados e lamacentos. Entre seus principais representantes estão o mangue-seriba, o mangue vermelho e o mangue branco. Por ser rico em matéria orgânica, tem papel muito importante na reprodução e no _______________ de espécies da fauna marinha.
A restinga é uma vegetação própria de terrenos salinos, formados por _______________ e pedras e cobertos por ervas, arbustos e árvores. Predomina do litoral da Bahia ao Rio de Janeiro e no do Rio Grande do Sul. Os destaques são a aroeira-de-praia e o cajueiro. A faixa interiorana é composta de arbustos e árvores, como a caxeta e o jerivá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.