domingo, 6 de março de 2016

Caça-palavras Poluição das águas

Poluição das Águas
 A poluição das águas é causada pelo lançamento de efluentes industriais e agrícolas e esgotos domésticos, além de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas em vários pontos do planeta. Um dos casos mais graves ocorre no norte do golfo do México, na costa dos EUA, onde a poluição carregada pelo rio Mississipi eliminou o oxigênio das águas e a possibilidade de vida marinha, criando uma "zona morta" com área equivalente a aproximadamente o dobro da do território do Líbano. Segundo a Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep, sigla em inglês), já existem nos oceanos 150 "zonas mortas", áreas poluídas onde os organismos vivos praticamente não se reproduzem.
 Eutrofização – Os esgotos domésticos são ricos em matéria orgânica, que sofre a ação de microrganismos, principalmente bactérias, resultando na produção de nutrientes. Quando o esgoto é lançado nos meios aquosos, o excesso de nutrientes pode provocar o crescimento extraordinário de algas. É o fenômeno conhecido como eutrofização. Mais nutrientes provêm de fertilizantes utilizados na agricultura, que chegam aos rios, lagoas, lagos, mares e oceanos arrastados pelo escoamento superficial das águas das chuvas.
Com tal proliferação, forma-se uma camada de algas na superfície da água que impede a passagem da luz e a transferência do oxigênio atmosférico para o meio aquático. Além disso, algumas espécies de algas liberam substâncias tóxicas, prejudiciais aos seres aquáticos e ao homem.
 Rios, lagos e mares – Os rios e os lagos são considerados os ambientes mais ameaçados do planeta em consequência do lançamento de dejetos domésticos, industriais, agrícolas e resíduos sólidos. Conforme o World Resources Institute (WRI), a construção de represas e a canalização também ameaçam a manutenção da vida nesses locais.  
Águas subterrâneas – Os nitratos presentes nos fertilizantes e os dejetos humanos e animais também contaminam as águas subterrâneas, que abastecem diversas populações. Isso ocorre principalmente nas áreas de intensa atividade agrícola e nas que não possuem saneamento básico. A perfuração sem controle de poços artesianos em regiões desprovidas de mananciais pode acelerar a contaminação, inclusive por pesticidas.

Poluição das Águas
 A poluição das _______________ é causada pelo lançamento de efluentes industriais e agrícolas e esgotos _______________, além de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas em vários pontos do _______________. Um dos casos mais graves ocorre no norte do golfo do México, na costa dos _______________, onde a poluição carregada pelo rio _______________ eliminou o oxigênio das águas e a possibilidade de vida marinha, criando uma "zona _______________ " com área equivalente a aproximadamente o dobro da do território do Líbano. Segundo a Organização das Nações _______________ para o Meio Ambiente (Unep, sigla em inglês), já existem nos oceanos 150 "zonas mortas", áreas _______________ onde os organismos vivos praticamente não se reproduzem.
 Eutrofização – Os esgotos domésticos são ricos em matéria orgânica, que sofre a ação de microrganismos, principalmente _______________, resultando na produção de nutrientes. Quando o esgoto é lançado nos meios aquosos, o excesso de nutrientes pode provocar o crescimento extraordinário de _______________. É o fenômeno conhecido como _______________. Mais nutrientes provêm de _______________ utilizados na agricultura, que chegam aos _______________, lagoas, lagos, mares e oceanos arrastados pelo escoamento superficial das águas das chuvas.
Com tal proliferação, forma-se uma camada de algas na superfície da água que impede a passagem da luz e a transferência do oxigênio atmosférico para o meio aquático. Além disso, algumas espécies de algas liberam substâncias _______________, prejudiciais aos seres aquáticos e ao _______________.
 Rios, lagos e mares – Os rios e os _______________ são considerados os ambientes mais ameaçados do planeta em conseqüência do lançamento de dejetos domésticos, industriais, agrícolas e resíduos sólidos. Conforme o World Resources Institute (WRI), a construção de represas e a canalização também ameaçam a manutenção da vida nesses locais.  
Águas subterrâneas – Os nitratos presentes nos fertilizantes e os dejetos humanos e animais também contaminam as águas _______________, que abastecem diversas populações. Isso ocorre principalmente nas áreas de intensa atividade agrícola e nas que não possuem saneamento _______________. A perfuração sem controle de poços artesianos em regiões desprovidas de mananciais pode acelerar a contaminação, inclusive por pesticidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.