sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Principais ramos econômicos de Santa Catarina - FIESC

Alimentar e Bebidas

Santa Catarina possui uma indústria alimentar bastante forte, sendo o maior produtor de carne suína do país e o segundo de frangos. O estado também se destaca na pesca, ocupando nacionalmente liderança na produção de pescados. Também deve ser citada a produção de vinho e cerveja com presença marcante no segmento de bebidas do estado.

Máquinas e Equipamentos

A indústria de máquinas e equipamentos de Santa Catarina se destaca na fabricação de compressores e eletrodomésticos (linha branca). É líder no mercado nacional e na América Latina no segmento de compressores de ar comprimido a pistão e é o maior exportador do Brasil de motocompressores
herméticos. As principais indústrias localizam-se na região Norte do estado, principalmente na cidade de Joinville.

Têxtil e Vestuário

Santa Catarina é o segundo maior polo empregador têxtile do vestuário do Brasil. No estado está localizada a maior empresa brasileira e a segunda do mundo na fabricação de camisas de malha. É líder na América Latina na produção de fitas elásticas e no comércio internacional é o maior exportadordo país de roupas de toucador/cozinha, de tecidos atoalhados de algodão e de camisetas T-Shirt de malha.

Metalurgia e Produtos de Metal

Em Santa Catarina encontra-se a maior fundição independente do Brasil, da América Latina e a quinta em nível mundial, especializada na fabricação de produtos fundidos para a indústria automotiva. O estado também é líder nacional em eletroferragens galvanizadas a fogo para distribuição de energia elétrica, telefonia e TV a cabo, além de elementos de fixação (parafusos, porcas etc.).

Tecnologia/Informática

Santa Catarina é líder nacional em softwares para o segmento de projetos prediais, gestão (ERP), soluções para o setor têxtil, soluções para gerenciamento de filas em bancos e destaca-se na fabricação de telefones, centrais telefônicas, aparelhos de segurança, conversores de energia, reguladores de tensão e equipamentos de comunicação de dados.

Cerâmica

Santa Catarina possui um importante polo cerâmico, com destaque nacional. A maior concentração de indústrias está na região Sul e em Tijucas, na Grande Florianópolis. É o segundo maior exportador do Brasil de cerâmica para revestimento e líder na América Latina em produção de cerâmica de mesa. A indústria de cerâmica vermelha também se destaca dentro desse segmento de atividade.

Mobiliário

Santa Catarina destaca-se em nível nacional na produção de móveis com predominância em madeira, sendo o maior exportador do Brasil. Nos municípios de São Bento do Sul e Rio Negrinho concentram-se o maior volume de empresas, enquanto que no Oeste está o segundo maior polo fabricante de móveis do estado.

Madeira

A indústria madeireira do estado destaca-se em nível nacional tendo uma participação de 11,8% sobre igual setor do Brasil. É a primeira do país e na América Latina na fabricação de portas de madeira. Santa Catarina é o maior exportador de portas e respectivos caixilhos, alizares e soleiras do Brasil.

Produtos de Plástico

Santa Catarina destaca-se na produção de tubos e conexões de PVC, embalagens, descartáveis plásticos (copos, pratos etc.), utilidades domésticas, cordas e fios de PET reciclado e produtos de EPS (isopor). Este último ocupa liderança no mercado nacional e latino-americano.

Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos

O segmento de máquinas, aparelhos e materiais elétricos registrou uma participação de 16,12% no ano de 2008 sobreigual setor nacional, segundo o IBGE. Santa Catarina destaca-se pelo grau de importância na fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos, com um peso nesse mesmo ano de 29,82%, sobre igual segmento brasileiro. O estado é o maior exportador de motores elétricos de corrente alternada trifásicos 75 kW do Brasil.

Veículos automotores/autopeças

O estado de Santa Catarina se destaca na produção de autopeças, podendo-se citar impulsores de partida, mancais e polias para veículos automotores, escapamentos, carrocerias para caminhões e ônibus, blocos de cilindros e cabeçotes para motores diesel, sendo o maior exportador do país nesse item.

Celulose e Papel

A indústria de celulose e papel de Santa Catarina obteve uma participação de 6,4% sobre igual setor nacional em 2008, segundo o IBGE. O estado é o maior exportador de papel/cartão Kraftliner para cobertura do Brasil. É líder nos mercados de papéis e cartões para embalagens, embalagens
de papelão ondulado e sacos industriais. Em Santa Catarina está situada a maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil.

Indústria Naval

A indústria naval catarinense é a segunda do país em número de trabalhadores e a previsão é de que esse número aumente em curto prazo. É um segmento industrial com boas perspectivas de crescimento, sendo que em Navegantes e Itajaí se concentra o maior número de empresas construtorasde embarcações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.