quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Questões sobre desenvolvimento sustentável

  • Questão 1
    Quais as atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável?


  • Questão 2
    (UFRJ) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
    O uso dessa expressão tem a finalidade de:

    a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
    b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
    c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
    d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.

    e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.


  • Questão 3
    (UNIRIO-RJ) A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:
    a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
    b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
    c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
    d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
    e) são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.

  • Questão 4
    Cite algumas possíveis atitudes individuais para promover o desenvolvimento sustentável.

  • Questão 5
    O que é desenvolvimento sustentável?

  • Questão 6
    Vivemos numa sociedade extremamente consumista, havendo grande utilização dos recursos naturais e degradação ambiental. Com os atuais modos de produção e consumo é possível alcançar o desenvolvimento sustentável?



Respostas


  • Resposta Questão 1
    Entre as principais atitudes para atingir o desenvolvimento sustentável estão:
    - Implantação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social aliado à preservação ambiental;
    - Preservar o meio ambiente para as próximas gerações;
    - Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto;
    - Elaboração de projetos de educação e conscientização ambiental;
    - Redução do consumo de energia;
    - Desenvolvimento de tecnologias que utilizem fontes energéticas renováveis;
    - Utilização planejada e consciente dos recursos naturais.


  • Resposta Questão 2
    a) Falso – O desenvolvimento sustentável tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento econômico e social sem comprometer as futuras gerações no que se refere à destruição dos recursos naturais.
    b) Falso – Deve haver sustentabilidade no processo de desenvolvimento econômico.
    c) Falso – Conforme o conceito de desenvolvimento sustentável, a utilização dos recursos naturais deve ocorrer de acordo com a capacidade de reposição da natureza, sendo sua utilização, necessária para o crescimento econômico.
    d) Verdadeiro – O desenvolvimento sustentável objetiva proporcionar o desenvolvimento socioeconômico de forma planejada e em harmonia com o meio ambiente, de forma que não comprometa a capacidade de suprir as necessidades das futuras gerações.

    e) Falso – Visa propor uma mudança de atitude para que não se comprometa o meio ambiente.


  • Resposta Questão 3
    a) Falso – O meio ambiente é de extrema importância para os seres humanos, porém, é impossível viver no meio sem ter que alterá-lo de alguma forma, portanto, a natureza não é intocável.
    b) Falso – Todos os países devem praticar o modelo de desenvolvimento sustentável, não ficando restrito apenas para os países em desenvolvimento. Atualmente, os países subdesenvolvidos, em sua maioria, não praticam o desenvolvimento sustentável, intensificando a utilização dos recursos naturais e degradando o meio ambiente, como, por exemplo, a China.
    c) Falso – O crescimento econômico baseado no desenvolvimento sustentável visa aliar as atividades econômicas à preservação ambiental, promovendo o uso racional dos recursos naturais.
    d) Verdadeiro – O desenvolvimento socioeconômico deve ser planejado, e os recursos naturais são de fundamental importância nesse processo, no entanto, devem ser utilizados com responsabilidade, de forma que não prejudique as futuras gerações.
    e) Falso – Deve haver uma colaboração dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento, porém, não deve ocorrer o financiamento integral desse processo de desenvolvimento econômico.


  • Resposta Questão 4
    É de fundamental importância que haja uma mudança comportamental individual para que ocorra uma mudança em outras escalas. Algumas atitudes são:
    Evitar o consumismo desnecessário;
    Diminuir o desperdício de água;
    Adquirir produtos biodegradáveis;
    Evitar os produtos descartáveis;
    Utilização de iluminação natural ou lâmpadas de baixo consumo;
    Realizar a conscientização ambiental em seu ciclo social.


  • Resposta Questão 5
    Conforme a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas, o conceito de desenvolvimento sustentável é: “desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.
    A utilização de recursos deve ocorrer de acordo com a capacidade de reposição da natureza, de forma que o crescimento econômico não venha a agredir irreparavelmente os ecossistemas e possa, ao mesmo tempo, suprir as necessidades do presente.


  • Resposta Questão 6
    Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Essa forma de desenvolvimento socioeconômico pressupõe a utilização de formas mais racionais de exploração da natureza. Portanto, para que seja realizado o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental, faz-se necessário a utilização racional dos recursos naturais, redução do uso de matérias primas, aumento da reutilização e reciclagem, utilização de fontes energéticas renováveis, entre outros fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.