sexta-feira, 15 de junho de 2012

Questões sobre urbanização


1 - Segundo um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas, "em 1950, um terço das pessoas do mundo vivia em cidades. Apenas 50 anos depois, isso aumentou para 50%, e continuará a crescer até alcançar dois terços, ou 6 bilhões de pessoas, em 2050". Indique a alternativa que se relaciona com o trecho acima:
Parte superior do formulário
A urbanização, tal como ocorre hoje, é um fenômeno contemporâneo cujas características se ligam à Revolução industrial na Europa, a partir do século XVIII, nos Estados Unidos e no Japão. X
Pessoas que vivem no campo têm, em princípio, mais acesso a empregos, eletricidade, transporte, escolas, hospitais, cultura e lazer.
As primeiras cidades de que se têm registro foram fundadas na Idade Média e se desenvolveram na base do comércio.
O ritmo lento da urbanização, principalmente nos países em desenvolvimento, permite que as cidades consigam se preparar para atender satisfatoriamente as necessidades dos cidadãos que migram da zona rural para a zona urbana.
Parte inferior do formulário

2 - Assinale a alternativa que relaciona corretamente a Revolução Industrial, a urbanização e o crescimento das cidades
Parte superior do formulário
As cidades atraíram a força de trabalho do campo porque as indústrias não precisavam de mão de obra qualificada para fabricar manufaturados, enquanto o trabalho no campo exigia conhecimentos de manejo da terra e das lavouras.
Um grande contingente de homens e mulheres migrou do campo para as cidades, atraídos pelas promissoras oportunidades de trabalho em fábricas, que precisavam de um número crescente de operários para produzir bens manufaturados em larga escala. X
Na Inglaterra do século XVII, os enclosures, ou cercamento de terras, seguraram a população rural no campo na medida em que estimulavam o uso coletivo da terra.
Apesar da melhora progressiva nas condições de vida na cidade, com menos fome e doenças, não houve crescimento populacional da população urbana porque o planejamento familiar já era plenamente difundido.
Parte inferior do formulário

3 - Em média, 5 milhões de pessoas migram por mês para as cidades nos países em desenvolvimento, segundo a ONU. São causas da migração do trabalhador do campo para as cidades:
Parte superior do formulário
A queda da demanda por alimentos e a crise dos alimentos, que provocam redução do preço de commodities, exigindo menos trabalhadores no campo.
A falta de políticas agrárias e investimentos na agropecuária cujo foco esteja nas grandes propriedades, que empregam o maior contingente de trabalhadores rurais.
Os problemas ambientais e o aquecimento global, que tornam grandes extensões de terra impróprias para o cultivo de alimentos.
A má distribuição de renda e de terra e a mecanização da produção agrícola, que faz com que a demanda por mão de obra rural seja cada vez menor. X
Parte inferior do formulário

4 - Sobre regiões metropolitanas, é incorreto afirmar que:
Parte superior do formulário
No Brasil, é um conceito também administrativo utilizado para que o governo trace políticas públicas comuns para um grupo de cidades vizinhas.
O Brasil possui 36 regiões metropolitanas - as cinco mais populosas são São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.
Diz respeito às cidades que circundam a capital administrativa de um país, também chamadas de cidades-satélites. X
A metrópole é a cidade que está no centro de um processo de conurbação, nome dado ao fenômeno do encontro entre duas ou mais aglomerações urbanas.
Parte inferior do formulário

5 - O destino do lixo produzido diariamente é um dos maiores problemas das grandes cidades. A Lei dos Resíduos Sólidos, de 2010, estabelece uma série de regras para o manejo sustentável do lixo, envolvendo a sociedade, as empresas e o governo. Assinale a alternativa que contém uma prática recomendável
Parte superior do formulário
Evitar que o lixo seja depositado em aterros sanitários, onde gases e líquidos resultantes da decomposição do material orgânico são liberados no meio ambiente.
Inibir a atividade de catadores de lixo nas ruas, já que o material coletado vai parar em lixões.
Construir mais lixões, desde que estes não recebam mais lixo do que sua capacidade máxima.
Separar o lixo reciclável doméstico para ser entregue para a coleta seletiva, descartado em postos distribuídos pelas prefeituras ou por empresas. X
Parte inferior do formulário

6 - Sobre a poluição do ar nas cidades é incorreto afirmar que:
Parte superior do formulário
É provocada principalmente pela queima de combustíveis fósseis nos transportes e na geração de energia elétrica e pelas indústrias.
A substituição da cobertura vegetal por prédios de concreto e ruas asfaltadas cria o fenômeno das ilhas de calor. Regiões centrais, mais adensadas, de uma cidade tendem a ter temperatura mais alta que áreas mais verdes.
A chuva ácida resultante de reações químicas entre o vapor d'água presente na atmosfera e compostos liberados pela queima de combustíveis fósseis prejudica o solo e a água e danifica prédios e monumentos.
Com o crescente uso de biocombustíveis, as cidades não dependem mais de combustíveis fósseis, muito poluentes, para gerar energia.X
Parte inferior do formulário

7 - São Paulo é uma das 20 megacidades do mundo, formadas por aglomerações urbanas com 10 milhões de habitantes ou mais. A previsão é de que em 2025 haja 27 megacidades, grande parte delas em países em desenvolvimento. Assinale a alternativa que explique uma consequência do crescimento acelerado das megacidades nos países pobres
Parte superior do formulário
Nos países pobres a urbanização contribui para que a poluição seja menor do que em países ricos porque há investimento em transporte público, enquanto nos ricos a prioridade é o transporte particular.
Nos países pobres a urbanização não é acompanhada por expansão da infraestrutura, o que resulta em serviços públicos deficientes, proliferação de moradias irregulares e precárias, como favelas, e aumento da violência urbana. X
Os índices de violência urbana tendem a diminuir conforme avança a urbanização em países pobres porque os governos investem em políticas de segurança pública e em aparato policial.
É a urbanização que impulsiona um país pobre a desenvolver sua economia e distribuir a riqueza e a renda, aumentando a mobilidade social.
Parte inferior do formulário

8 - O crescimento da população em áreas inundáveis e o agravamento das mudanças climáticas aumentam a cada ano a frequência e a severidade das enchentes. Cerca de 150 milhões de pessoas, principalmente pobres, são afetadas todos os anos. Indique a alternativa que não explica a relação entre as áreas urbanas e as enchentes
Parte superior do formulário
A falta de planejamento permite que áreas de risco, como margens de rios e córregos, sejam ocupadas irregularmente, o que submete os moradores ao risco de inundação quando chove e a água sobe.
O lixo entope as galerias pluviais, que não conseguem drenar a água da chuva. Com os rios assoreados, a cheia invade construções e pode arrastar pessoas e animais.
Com os solos impermeabilizados, a água da chuva escorre para os rios em vez de infiltrar no solo, o que aumenta a vazão dos rios e favorece as enchentes.
Margens de rios e córregos podem ser ocupadas sem risco se for retirada a vegetação, já que nas cheias dos rios as raízes das árvores contribuem para a erosão do solo. X
Parte inferior do formulário

9 - Aponte a alternativa que contém consequências da urbanização e do crescimento das cidades para as fontes hídricas
Parte superior do formulário
Rios e lagos sofrem eutrofização, ou seja, a matéria orgânica presente no esgoto doméstico sofre a ação de microrganismos e provoca crescimento extraordinário de algas, que impedem a oxigenação da água. X
A contaminação das fontes hídricas ocorre pelo despejo de dejetos domésticos; os dejetos industriais são tratados antes de serem destinados aos rios.
A água poluída não é usada pela população para abastecer suas casas, mesmo nas áreas mais pobres das cidades, porque o tratamento da água e do esgoto alcança todos os habitantes.
Enquanto rios e córregos sofrem com a poluição de suas águas, os ambientes marinhos e costeiros permanecem preservados mesmo nas regiões mais urbanizadas.
Parte inferior do formulário

10 - Cientistas do mundo todo afirmam que a Terra está sofrendo aquecimento. Estimativas otimistas apontam aumento da temperatura em cerca de 1, 5ºC. Outras, mais drásticas, indicam cerca de 5, 8ºC. Aponta a alternativa correta quanto ao tema
Parte superior do formulário
Um dos principais problemas decorrentes do aquecimento global é a diminuição do nível dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares.
O efeito estufa é um fenômeno provocado pela ação do homem, que só passou a acontecer depois da revolução industrial, com o uso indiscriminado de combustíveis fósseis.
O efeito estufa é um fenômeno natural que contribui para o equilíbrio térmico do planeta. Nas últimas décadas, a expressão está associada também à elevação da temperatura da Terra decorrente da concentração de alguns gases na atmosfera devido à ação humana. X
O principal acordo internacional para reduzir as emissões de carbono na atmosfera foi assinado em Nagoya, no Japão.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/simulados/geografia-urbanizacao-686230.shtml?rs=p0uA3NvrPp1uA4NvrPp2uA4NvrPp3uA4NvrPp4uA4NvrPp5uA4NvrPp6uA4NvrPp7uA4NvrPp8uA1NvrPp9uA4NvrP&pn=Lstp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.