quarta-feira, 13 de junho de 2012

Questões / simulado sobre os biomas do Brasil


1- Escolha a alternativa que melhor define o conceito de bioma
Parte superior do formulário
o termo designa as comunidades de organismos estáveis, desenvolvidas e bem adaptadas às condições ambientais de uma grande região. X
o termo bioma se refere à interação entre espécies num mesmo habitat.
um ambiente que oferece condições favoráveis à sobrevivência, desenvolvimento e reprodução de uma espécie é chamado de bioma.
regiões ameaçadas pela intervenção antrópica são chamadas de biomas.
Parte inferior do formulário

2 - O Brasil é um país de grande extensão territorial, marcado pela diversidade de paisagens naturais, que configuram diferentes domínios morfoclimáticos. Escolha a alternativa incorreta quanto ao tema
Parte superior do formulário
domínio morfoclimático é um conceito proposto por Aziz Ab'Sáber para classificar as interações entre os elementos do espaço natural construídos ao longo do tempo. A proposta valoriza as faixas de transição, deixando claro que a passagem de uma unidade paisagística à outra é gradual.
há faixas de transição, onde coexistem elementos de dois ou mais domínios morfoclimáticos, e áreas core, ou nucleares, onde efetivamente ocorrem todas as características - clima, vegetação, relevo, solo, hidrografia - associadas a um domínio.
no domínio dos mares de morros, onde predominam as florestas tropicais atlânticas, a forma ondulada dos morros é resultado do intemperismo químico. Abrange o centro-sul de Minas Gerais, a maior parte do estado de São Paulo e trechos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
o rio São Francisco foi apelidado de "Nilo brasileiro" porque atravessa uma região desértica, o sertão nordestino. Um dos principais fatores que determinam o clima árido do sertão é a baixa pressão atmosférica. X
Parte inferior do formulário

3 - O bioma foi o primeiro a sofrer o impacto do desenvolvimento, já no século XVI, com o desmatamento para retirada do pau-brasil e, depois, com as lavouras de cana-de-açúcar. O desmatamento avançou com o crescimento das cidades. O bioma, hoje, abriga algumas das mais populosas cidades brasileiras, que despejam seu esgoto nos rios, poluindo os mananciais. Trata-se:
Parte superior do formulário
da mata Atlântica. Apesar de ter passado por seis séculos de desflorestamento, sua biodiversidade foi quase totalmente preservada e atualmente não sofre ameaça.
da mata de Araucária. A vegetação típica do domínio cobria o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e parte de São Paulo.
da mata ciliar, que florescia às margens dos maiores rios do país.
da mata Atlântica. O bioma originalmente cobria 13% do território nacional. Hoje só sobraram 91 mil km2 de mata - menos de 7% da cobertura original. X
Parte inferior do formulário

4 - O planalto central é o grande divisor de águas brasileiro, dispersor de três bacias: do Tocantins-Araguaia, do São Francisco e do Paraná. Indique a alternativa que contém características do bioma do qual o planalto central do Brasil faz parte
Parte superior do formulário
segundo maior bioma brasileiro, tem vegetação densa e perene. Todos os anos é atingido por grandes incêndios, que chegam a devastar áreas de preservação, como o Parque Nacional de Brasília.
segundo maior bioma brasileiro, já perdeu quase 50% vegetação original. A paisagem é formada por árvores esparsas, de tronco retorcido, devido à acidez do solo, rico em alumínio, e gramíneas. O clima é frio e seco, com chuvas concentradas no inverno.
quase metade da sua vegetação original foi devastada. A plantação de soja e a criação de gado - possui o maior rebanho bovino do país - são as atividades econômicas de destaque. X
é a savana brasileira, com vegetação rasteira e pouca vegetação arbórea. Na época da chuva, os rios transbordam e alagam as planícies, espalhando sedimentos que fertilizam o solo.
Parte inferior do formulário

5 - Todos os anos, a região perde milhares de quilômetros quadrados de vegetação, pelo corte de árvores e pelas queimadas. O agronegócio responde por uma parcela significativa do desmatamento generalizado, e a atividade ganha cada vez mais espaço. O ritmo do desmatamento, contudo, vem diminuindo nos últimos anos. Em 2011, foram desmatados 6.238 km2, cerca de 65% menos do que o total desmatado dez anos antes. A qual bioma o texto de refere?
Parte superior do formulário
cerrado.
Amazônia X
pantanal.
mata Atlântica.
Parte inferior do formulário

6 - Pedro mora em Boa Vista e resolveu visitar a avó, em Vitória, durante as férias. Considerando que a viagem foi feita em linha reta, quais biomas ele atravessou?
Parte superior do formulário
Amazônia, cerrado e caatinga.
Amazônia, caatinga e mata Atlântica X
Amazônia, cerrado e mata Atlântica.
pantanal, cerrado e mata Atlântica.

Parte inferior do formulário

7 - O governo brasileiro assinou, em 1995, acordos com o programa da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a desertificação, e, a partir de 2000, entrou em vigor o Plano de Ação de Combate à Desertificação. Além da caatinga, qual outro bioma sofre processo parecido, porém é a arenização, em território brasileiro?
Parte superior do formulário
o agreste nordestino, principalmente nos trecho paraibano e pernambucano.
os pampas, ou campos, no Rio Grande do Sul X
a Amazônia, principalmente no estado do Acre.
o Polígono das Secas, que abrange o sertão nordestino e o norte de Minas Gerais.
Parte inferior do formulário

8 - Em 2001, o pantanal foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio natural da humanidade. Dentre as opções abaixo, a que não corresponde ao bioma é:
Parte superior do formulário
uma das maiores planícies inundáveis do mundo, o pantanal abrange parte do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Paraguai e da Bolívia.
o pantanal é considerado um mosaico de ecossistemas que intercala regiões de cerrado e floresta úmida, além de áreas aquáticas e semiaquáticas.
as queimadas para renovação das pastagens, a contaminação do solo e da água por pesticidas e a caça e a pesca predatórias ameaçam o bioma, que ainda é o mais preservado do Brasil.
um tipo de ecossistema encontrado no pantanal são os mangues, compostos por árvores de troncos finos e raízes aéreas e respiratórias, adaptadas a solos encharcados e lamacentos X
Parte inferior do formulário

9 - O bioma amazônico abriga a maior floresta tropical do mundo, com 6,6 milhões de quilômetros quadrados espalhados por nove países da América Latina. É considerado vital para a manutenção de espécies e para o controle do aquecimento global. Recentemente, uma obra de grandes proporções começou a ser executada dentro do bioma e é criticada por ambientalistas. Que obra é essa?
Parte superior do formulário
transposição do rio São Francisco. O objetivo é levar a água do maior rio amazônico a regiões semiáridas do Norte e Nordeste do Brasil.
usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará. Defensores da obra afirmam que ela é necessária para atender a demanda energética do país X
usina hidrelétrica de Tucuruí, no rio Tocantins, no Pará. A maior preocupação dos críticos da obra é com a população ribeirinha, que deve ser desalojada.
usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, em Rondônia. A usina deve ser a segunda maior do mundo, atrás apenas da Três Gargantas, na China.
Parte inferior do formulário

10 - A especulação imobiliária é a maior destruidora da vegetação nativa, que resulta no deslocamento de dunas e no desabamento de morros. Os ecossistemas são degradados pelos resíduos agrícolas e efluentes industriais despejados nos rios e pelo afluxo de turistas, que sobrecarrega os precários sistemas de saneamento e polui os córregos e o mar. Os problemas ambientais descritos acima se referem:
Parte superior do formulário
à mata de araucária, cujas árvores foram desmatadas para a construção de casas de madeira.
às zonas litorâneas, onde a atividade econômica predominante é a caça de caranguejos.
às zonas litorâneas, compostas por mangues, restingas, matas de várzea e mata Atlântica X
à zona da mata, bioma exclusivo do nordeste brasileiro.

http://guiadoestudante.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.