terça-feira, 6 de dezembro de 2011

16 quesões sobre vegetação - vestibular

IFTO

1 - Analise a figura, em que está indicado o trajeto de um viajante que, de avião, partiu de São Paulo- SP, com destino a Manaus - AM:

Assinale a alternativa em que as anotações do viajante contêm informações geográficas corretas:
a) Levantei vôo em São Paulo, destaque econômico do país, de clima tropical quente e
úmido, revestido, outrora, de florestas e cerrado, cuja população é a maior do Brasil.
b) Observei uma grande planície entre as duas cidades, e pequena variação na vegetação; a
população de Manaus apresenta forte miscigenação com grupos indígenas e é a menor
do país.
c) Suponho que esse sistema de serras e planaltos elevados, que acabei de cruzar, seja o planalto central, com presença marcante de florestas e pouca variação altimétrica.
d) Julgo já estar próximo de Manaus, pois vejo extensos planaltos elevados, de clima tropical
úmido, cobertos de florestas no passado, e com muitos lagos.
e) Pousamos em Manaus, cidade de clima equatorial. Por sorte estamos no inverno e as
temperaturas são amenas; a cidade apesar de ser uma das maiores da região Norte, tem uma
população pouco expressiva numericamente.

















IFG

2 - Analise a charge abaixo.















Disponível em:
Acesso em: 04 nov. 2010

O cerrado brasileiro já perdeu 48,2% da vegetação original. Hoje são desmatados cerca de 20 mil km² por ano, segundo os dados do
Portal Oficial do Estado Brasileiro (2010). Sobre a interação dos elementos da paisagem natural e a relação homem/meio é incorreto afirmar que:
a) A charge refere-se à combinação do descontrole ambiental oriundo da ação antrópica e natural, aliados ao avanço econômico.
b) O número de queimadas nos primeiros meses de 2010 no Brasil foi o quinto maior dos últimos dez anos. A maioria dos focos de incêndio ocorreu no Centro-Oeste, cerrado.
c) A charge ironiza e reflete o espanto da população brasileira mediante a devastação do meio ambiente, que encontra-se cada vez mais alterado.
d) O desmate no cerrado está concentrado no oeste da Bahia – na divisa com Goiás e Tocantins – e no norte de Mato Grosso. As áreas coincidem com as regiões produtoras de grãos, de carvão e pecuária.
e) A charge apresenta conceitos de frentes de expansão gerando especulação patrimonial e financeira, mostrando a expulsão de populações indígenas.


3 - Desertificação é a degradação de terras nas regiões áridas, semi-áridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas. Sobre a vegetação de climas desérticos, assinale a única opção correta.
a) É formada por plantas xerófilas.
b) É formada por vegetação tropófilas.
c) É formada por vegetação arbustiva e herbácea.
d) É formada por plantas de folha larga.
e) É formada por espécies de folhas perenes.

4 - As Unidades de Conservação são áreas de preservação ambiental criadas para preservar parte dos ecossistemas para as gerações futuras. Sobre os ecossistemas, assinale a única opção incorreta.
a) O primeiro parque nacional, o Parque Nacional das Agulhas Negras, foi criado em 1937.
b) O Código Florestal foi criado em 1965.
c) As unidades de conservação se agrupam em Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.
d) A maior quantidade de unidades de conservação está localizada na região norte.
e) No Brasil, a legislação ambiental é ampla, complexa e bem elaborada.

5 - A pressão do homem sobre o Pantanal tem causado impactos ambientais, entre os quais o assoreamento dos rios, como consequência das derrubadas de mata de galeria e da prática da agricultura. Entende-se por mata de galeria as formações vegetais:
a) Que se desenvolvem ao longo das margens dos rios, aproveitando a umidade nelas existentes.
b) De transição entre a área de clima úmido da Amazônia e a área de clima subtropical do sul do país.
c) Contínuas e densas, típicas das áreas de clima Tropical Semi-Úmido, que abrangem somente parte do Centro-Oeste brasileiro.
d) Típicas de planícies, que ocupam os terrenos próximos aos rios, permanentemente alagados.
e) Típicas do Centro-Oeste brasileiro, onde as árvores se encontram distantes umas das outras e apresentam-se com troncos retorcidos.

6 - A seguir estão descritas paisagens brasileiras cuja caracterização é feita pela correlação entre clima, vegetação e aproveitamento econômico. Assinale a alternativa que não está corretamente caracterizada.
a) Campos Cerrados - clima tropical semi-úmido, com estações seca e chuvosa bem distintas; solos em grande parte pobres; paisagem vegetal aberta e de fácil locomoção, permitindo, assim, a prática da pecuária extensiva.
b) Caatinga - clima semi-árido; área de chuvas escassas e irregularmente distribuídas; solo de pequena espessura e quase sempre pedregoso; vegetação heterogênea do tipo xerófilo; importantes atividades agropastoris, com criação de caprinos e cultivo de algodão.
c) Campanha Gaúcha - região de topografia suave; clima subtropical e vegetação de campos; pecuária de corte que abastece numerosos frigoríficossulinos.
d) Mata dos Pinhais - clima tropical com má distribuição de chuvas; vegetação heterogênea e fechada; pouco explorada economicamente devido à grande densidade vegetal.
e) Floresta Amazônica - clima equatorial; áreas de chuvas abundantes e temperaturas elevadas; solos heterogêneos do tipo higrófilo, compacto; extrativismo.

IFMT

7 - O Brasil é conhecido como um país tropical, mas sua extensão e localização geográfica permitem uma diversidade de paisagens climato botânicas. Identifique-as corretamente nas alternativas abaixo, de acordo com as características apresentadas:
a) As savanas ocorrem em clima subtropical, com chuvas constantes; são basicamente compostas de gramíneas e capim, com árvores e arbustos esparsos, de poucas folhas. No Brasil, essa formação vegetal é o cerrado.
b) Entre as florestas brasileiras, distribui-se ao norte do país a floresta amazônica, latifoliada tropical ou equatorial, pluvial, conhecida como “inferno verde”, com diversidade de espécies animais e vegetais.
c) No litoral brasileiro, ainda se encontram remanescentes de uma mata tropical, latifoliada úmida de encostas, que cobre extensa área do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, embora tenha sido palco de atividades econômicas importantes, desde o período Colonial.
d) No sul, em clima subtropical, com temperaturas mais amenas, surge a mata de araucária. Apresenta variedades, de acordo com a possibilidade de inundação: mata de igapó, de várzea e terra firme.
e) No nordeste brasileiro, a caatinga apresenta grande homogeneidade em relação às paisagens vegetais, com cactáceas, xerófilas e mata de cocais.


IFBA

8 – Se a devastação da Amazônia persistir e no futuro afloresta desaparecer, as conseqüências climáticas desta ação antrópica poderão provocar
A) diminuição da velocidade dos ventos alísios no hemisfério sul, aumento dos abalos sísmicos na
região e mudanças na composição do solo.
B) alteração do regime hídrico, diminuição da evapotranspiração e perda do solo útil.
C) aumento da amplitude térmica, maior número de enchentes devido ao assoreamento dos rios e
aumento do índice pluviométrico.
D) diminuição da fauna de grande porte, aumento das áreas agricultáveis, auto-suficiência na produção de alimentos.
E) diminuição do oxigênio na atmosfera, aumento do gás carbônico já que a floresta é o “pulmão do
mundo”.

IFPE

9 - Sobre as características de feições do relevo, os tipos de solos, das condições de clima e hidrologia e das formas de vegetação do Domínio da Caatinga, indique as afirmações corretas.

I. O Domínio da Caatinga abrange 22% do território nacional, correspondendo a uma formação vegetal peculiar, porém sua distribuição geográfica não é restrita ao Brasil.

II. No Domínio da Caatinga, predominam as espécies lenhosas e herbáceas, de pequeno porte, geralmente dotadas de espinhos.

III. A Caatinga é o bioma mais extensivamente alterado do país. Cerca de 14% da sua área encontra-se recoberta por culturas e pastagens.

IV. A irregularidade das precipitações, assim como as características dos solos e da cobertura vegetal, fazem do Domínio da Caatinga uma região ecologicamente vulnerável.

São afirmações corretas:
A) I, II e III.
B) apenas I e II.
C) apenas I e III.
D) apenas II e IV.
E) apenas III e IV.

10 - Sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil, considere as seguintes afirmações.
I. Três grandes domínios abrangem áreas originariamente florestadas, com características
naturais bastante diferenciadas.
II. O domínio amazônico apresenta um extenso conjunto de terras baixas e abriga o maior corpo
florestal contínuo do planeta.
III. A regularidade das precipitações, assim como a natureza dos solos pouco profundos e da cobertura
vegetal, fazem do domínio da Caatinga uma região ecologicamente vulnerável.
IV. O domínio dos Cerrados abrange os planaltos e as depressões do Brasil Central, submetido aos climas tropicais.
Estão corretas:
A) apenas I e II
B) apenas II e III
C) apenas II e IV
 D) II, III e IV
E) I, II e IV

UEPB

11 - Escreva V(Verdadeira) ou F(Falsa) para as proposições que tratam dos Grandes Domínios Morfoclimáticos brasileiros.
( ) Domínio da Mata Atlântica, condicionado ao relevo serrano e à umidade oceânica, é o que se encontra mais degradado em decorrência da exploração econômica em todo o processo de ocupação do território brasileiro.
( ) O domínio do Cerrado, onde se localiza o planalto Meridional, está submetido ao clima subtropical, com o predomínio de uma cobertura arbórea xerófila.
( ) O domínio da Floresta Amazônica é caracterizado pelo clima equatorial, com temperaturas médias elevadas, precipitações abundantes e bem distribuídas. A rica diversificação em sua flora e fauna vem despertando interesses econômicos em função da sua biodiversidade.
( ) O domínio da Caatinga é uma área ecologicamente vulnerável, em virtude da irregularidade das precipitações, da natureza dos solos e da cobertura vegetal, onde predomina uma vegetação resistente à seca. Grande área desse domínio é susceptível ao processo de desertificação. A alternativa que apresenta a seqüência correta é:
a) V V F F
b) V F V V
c) F F V V
d) F F F V
e) V F F F

12 - Os desertos são ecossistemas cujo aspecto comum são a aridez e a alta amplitude térmica diária, condições que definem as características da flora, da fauna, mas, também, da cultura dos povos que neles
vivem. Enumere a coluna 2 associando-a à coluna 1.
COLUNA 1
(1) Deserto de Atacama.
(2) Deserto do Saara
(3) Deserto de Gobi
(4) Deserto do Colorado
COLUNA 2
(   ) Localizado no oeste dos Estados Unidos, apresenta cenários cinematográficos esculpidos pela natureza, tais como o Grand Canyon e Monument Valley, hoje, muito explorados pelas atividades turísticas. Os vários povos nativos, tais como os navajos e hopis, que habitam a região, tentam preservar suas tradições, mesmo com todos os apelos capitalistas voltados para o turismo.
(   ) É a região mais seca do mundo, porém rica em recursos minerais, com destaque para o cobre e o sal. Situa-se entre o oceano Pacífico e a cordilheira dos Andes, formando um estreito corredor de altitude média em torno dos 2000 m. A água que sustenta a vida aí existente é proveniente do derretimento da neve. Entre as espécies animais adaptadas a estas condições extremas estão o guanaco e os flamingos.
Há também grupos humanos que habitam a região há milhares de anos e ainda preservam muitas de suas tradições.
(   ) Maior deserto do mundo, apresenta temperaturas que atingem os 55 °C diurno e uma amplitude térmica diária que varia entre15 e 30 °C. É habitado por povos nômades, dos quais os tuaregues, que percorrem o deserto com suas caravanas de camelos, são os mais conhecidos. É rico em recursos minerais, dentre os quais, o petróleo, em torno do qual começa a haver mudanças dos costumes milenares, tal como a redução do nomadismo.
(   ) Deserto frio e seco da Ásia Central, com altitude superior a 1000 m sobre o planalto da Mongólia, é habitado por reduzida população de nômades que sobrevivem do pastoreio. A seqüência correta das assertivas é:
a) 2 4 1 3
b) 3 1 4 2
c) 4 2 3 1
d) 1 4 3 2
e) 4 1 2 3

13 - Analise o quadro a seguir:













No quadro de informações, as letras A e B são corretamente substituídas por:
a) Campos do Sul e Cerrado
b) Caatinga e Cerrado
c) Amazônia e Caatinga
d) Amazônia e Campanha Gaúcha
e) Agreste e Amazônia

14 - A paisagem da foto mostra um dos biomas caracterizados pela presença de uma fauna de grande porte quase que dizimada pela caça esportiva praticada por milionários do primeiro mundo. Hoje, embora a matança de animais selvagens não seja mais permitida, a caça ilegal ainda é praticada na clandestinidade. Diante da postura preservacionista que se difunde por todo o mundo, este bioma se volta na atualidade para o turismo ecológico com os safáris organizados para observar os animais em seus habitats naturais. Com base no texto e na ilustração é possível afirmar que esse bioma é:
a) A Floresta amazônica
b) A Savana africana
c) A Caatinga nordestina
d) A Taiga siberiana
e) As Pradarias canadenses


15 - Escreva F ou V para as proposições que tratam da soja nos cerrados brasileiros, conforme sejam Falsas ou Verdadeiras.
(   ) A atual mobilidade geográfica no território brasileiro é fortemente influenciada pelos novos fronts agrícolas, que caracterizam regiões
altamente modernizadas e especializadas, produtoras principalmente de commodities de soja.
(   ) A ocupação de novas áreas nos cerrados do Centro-Oeste, Rondônia, sul da Maranhão e Piauí e oeste da Bahia, além de mobilizar tanto
um aparato tecnológico para a produção da soja na área, tem provocado uma profunda transformação na organização do território,
sobretudo em termos de transportes e comunicações.
(   ) A localização das novas regiões distantes dos portos e das áreas de maior densidade de transportes no país tem mobilizado o poder
público e grandes empresas para a modernização e implantações de grandes sistemas de engenharia voltados ao escoamento da
produção.
(   ) Os interesses particulares de produtores de commodities vêm sendo atendidos através de políticas de investimentos em corredores de
transportes. Esses eixos modais, na verdade, não integram as regiões brasileiras entre si, mas as regiões produtoras de commodities aos
mercados internacionais, beneficiando, em primeiro lugar, as grandes empresas do setor.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
a) V V V V
b) F F F V
c) V F V F
d) F V F V
 e) V V V F

16 - Observe o mapa que representa os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros
Analise as afirmações a seguir e identifique a alternativa correta:
I - O número 1 refere-se à floresta amazônica, área de abrangência de clima equatorial, que conta com um terço do número de espécies do planeta e uma rica biodiversidade.
II - O número 2 refere-se à área de cerrado, onde predomina o clima tropical e apresenta uma vegetação formada por dois estratos: um superior formado por uma vegetação composta de arbustos
e pequenas árvores retorcidas e um segundo por gramíneas.
III - O número 4 refere-se à caatinga, área de predominância de clima semiárido, com temperaturas elevadas, chuvas moderadas e uma vegetação resistente à seca do tipo xerófita.
IV - O número 6 refere-se à mata dos cocais, onde predomina o babaçu e a carnaúba, e se constitui uma mata de transição entre os biomas da caatinga e a floresta amazônica e o cerrado.
Estão corretas
a) Apenas as proposições I e III
b) Apenas as proposições I, II e III
c) Apenas as proposições I e V
d) Apenas as proposições II e IV
e) Todas as proposições

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.