quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Reflorestamentos e novos plantios - Planeta


A França foi um dos primeiros países a perceber a importância da preservação florestal. No fim do século 19, suas florestas ocupavam 10% da área original. A falta dessa cobertura favoreceu deslizamentos de terra em áreas montanhosas que causaram milhares de mortes. O governo lançou, então, vários programas de reflorestamento e passou a promover o manejo racional das florestas. Atualmente, as florestas ocupam quase 30% da área do país, com um crescimento anual médio de 300 km2.

No Japão, no início do século 20, o governo adotou a ideia de proteger as montanhas com florestas, depois de inundações causadas pelo desmatamento. Os Alpes Japoneses, que atravessam a maior ilha do arquipélago, Honshu, foram reflorestados. Surgiram programas de proteção das encostas e cooperativas dedicadas a administrar florestas de modo sustentável. Hoje, 65% da área do país está coberta de floresta, um dos maiores índices do mundo.

A Campanha Bilhões de Árvores, lançada em 2006 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pelo World Agroforestry Center, havia plantado mais de 7,4 bilhões de árvores em 2009, em 170 países, e planeja chegar a 13 bilhões no total.

Muro Verde é um projeto da União Europeia (UE) e de países africanos para plantar árvores nos limites norte e sul do Saara, a fim de conter a expansão do deserto e favorecer o surgimento de um modo de vida sustentável na região. Um programa semelhante, também com o apoio da UE, está sendo desenvolvido na China.


http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/463/artigo214659-3.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.