sábado, 8 de maio de 2010

E se ...A Terra tivesse só um continente? Superinteressante

E se...

...A Terra tivesse só um continente?

por Alexandre Versignassi e Ricardo Neves Torres
Para começar, a humanidade não existiria. Só estamos aqui porque uma floresta tropical na África secou há 5 milhões de anos, virou savana. Aí meia dúzia de macacos ficou sem árvores. Teve de se virar no chão. E os filhos dos filhos desse bando são a gente. Num mundo de um continente só, o clima seria tão diferente que acontecer a mesma coisa no mesmo lugar seria coincidência demais. Mas ok: vamos trabalhar com a hipótese de que a coincidência aconteceu. Nesse caso, viveríamos num mundo mais seco. É que, se os continentes fossem unidos, não haveria o Atlântico. A maior parte do planeta ficaria longe do mar. Quando isso acontece, a umidade do ar baixa. Então as chuvas diminuem e a quantidade de água doce também. Vira quase tudo um desertão. Só isso já mudaria os rumos da história. Só que o mais surreal é outra coisa. Isso já aconteceu pelo menos duas vezes: há 750 milhões e há 250 milhões de anos. Os continentes se movem devagar, mas sempre. Se desse para ver esse movimento em câmera acelerada, veríamos os continentes pulsar como um coração. Agora mesmo, as Américas se afastam da África e da Europa a uma velocidade de 7 cm/ano. O deslocamento dessa massa levantou a cordilheira dos Andes - e continua levantando: sabe quando você arrasta areia com a mão e um montinho se forma naturalmente? É a mesma coisa. Só que com terremotos - por isso a área mais sujeita a eles no mundo é justamente a linha onde estão os Andes. Daqui a 50 milhões de anos, a Europa e a África vão estar bem mais longe daqui. Mais tarde o processo deve se inverter e formar outro supercontinente. E aí tudo o que foi será, de novo, do jeito que já foi um dia. Num indo e vindo infinito.


Unidos perderemos
Além de virar a história do Brasil de ponta-cabeça, o continente único faria com que perdêssemos o que temos de melhor. E para a Antártida

SEM ÍNDIOS
O que chamamos de "índios" são povos que saíram do Extremo Oriente e entraram nas Américas há 15 mil anos pelo estreito de Bering. Com um supercontinente, não haveria o estreito. E sem os índios não teria nada com nome indígena! Aí adeus Pará (rio), pindaíba (anzol ruim), Itaú (pedra preta), Tijuca (pântano)...

ALL BLACKS
A espécie humana surgiu negra, provavelmente onde hoje fica a Etiópia. Quem subiu para a Europa embranqueceu, quem foi mais para o leste ganhou olhos puxados - duas adaptações para o frio. Com a América do Sul logo ali , pertinho da África, nosso continente acabaria ocupado logo. E o Brasil nasceria 100% negro.

BRASIL ROMANO
Um mundo de continentes parados não é só um mundo unido, mas um mais plano, já que é o movimento deles que levanta montanhas. Assim ficaria fácil para que os grandes impérios fossem maiores ainda. Os romanos, por exemplo, poderiam ter chegado até aqui.

VIDAS SECAS
O Brasil se daria mal. O que hoje são 8 mil quilômetros de praia seria um território distante do mar. Um desertão, já que chove pouco longe da praia. O rio Amazonas também seria impossível, já que não existiria a neve dos Andes para abastecê-lo.

ANTÁRTIDA 40 GRAUS
Da última vez em que os continentes estavam juntos, há 250 milhões de anos, a Antártida ficava numa zona de clima quente. O litoral relativamente grande trazia chuvas - e água doce à vontade. Então, nesta realidade aqui, lá é que seria o lugar abençoado por Deus e bonito por natureza. Mas que beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.